Português

Fichas de Leitura


Título da obra
O Estranho caso de Benjamin Button
Autor
F. Scott Fitgerald
Editora
EDITORIAL PRESENCA






Transição de um excerto da obra:
 ‘’Os olhos de Mr.Button seguiram o dedo estendido, e eis o que viu: embrulhado num volumoso cobertor branco, estava velho que aparentava cerca de setenta anos de idade. Tinha o cabelo ralo quase branco e pingava-lhe do queixo uma comprida barba cor de fumo que se agitava absurdamente, para trás e para diante, ao sabor da brisa que entrava pela janela. Olhou para cima, para o Mr.Button, com uns olhos turvos e sem vida dos quais espreitava um pergunta intrigante. …’’

Trabalho realizado por: Sandra Amaral Nº16 8ºC

........................................................................................................................................................
 
Título da obra
35 Quilos de Esperança
Autor
Anna Gavalda
Editora
Dom Quixote



Transcrição de um excerto da obra:
‘’ Certa noite a minha mãe telefonou-me. Quando o contínuo me veio chamar, o meu coração desatinou.
-As novidades não são boas, meu querido filho.
Os médicos pararam o tratamento. Não server de nada.
-Então vai morrer!
E gritei, no corredor do dormitório.
-Mais vale desligarem-no da máquina, assim será mais rápido!
E desliguei. …’’



Trabalho realizado por: Sandra Amaral Nº16 8ºC


......................................................................................................................................................
Título da obra
Recados da mãe
Autor
Maria Teresa Gonzalez
Editora
VERBO












Transcrição de um excerto da obra:
“- Que recompensa é que Jesus deu à minha mãe?
Clara ficou enervada com a minha pergunta, bem vi, mas a minha vontade de escutar a resposta da avó Matilde fez-me alhear do seu ar crítico.
-Em primeiro lugar, Jesus recompensou a vossa Mãe dando-lhe duas filhas saudáveis, espertas e bonitas – começou a avó, talvez para derreter qualquer resquício de gelo que talvez ainda morasse no meu peito. Então, prosseguiu, controlando-se heroicamente para não mostrar demasiada comoção: - Depois, quando ela teve o acidente, deu-lhe uma morte rápida, praticamente sem sofrimento, e recebeu-a no Céu para a levar a Deus Pai.
Eu sabia que, para além do que a avó dissera, a recompensa da minha mãe era outra – a de nos ver todos os dias e visitar Clara durante a noite, para poder dar-lhe recados para mim, mas, tal como prometera à minha irmã, nada disse a este respeito. …” 
................................................................................................................................
Autor:Elizabeth Berg
Titulo:Segredos de Família

Editora:Bertrand

Transcrição de um excerto da obra: "É aborrecido escutar com o coração aberto alguém que cheira mal é dificil."

 Trabalho realizado por: Claúdia Alexandra Pais Larnjeira, Nº7  8ºC.


.........................................................................................................................


Titulo: As Aventuras de João sem medo
Autor: José Gomes Ferreira
Editora: Moraes


Passagem que mais gostei:

“…-Dizem-no construído de nuvens. Mal lhe tocam desfaz-se e alui. É impossível pesá-lo sem o destruir.
-Como queres, então que eu entre num castelo onde o chão se esfarrapa ao mínimo passo?
-Duma única forma: decifrando o enigma de endurecer as nuvens do castelo sem que percam a beleza de nuvens….”

Trabalho Realizado por: Nadine Amaral, Nº14, 8ºC

.................................................................................................................................

 Tema: Ficha de leitura
Autor: R. L. Stine
Titulo: que grande susto
Colecção: Fantasmas da rua do medo
Edição: Maio de 2003
Resumo: Este livro fala sobre uma menina chamada mila que se mudou para a rua do medo e que vai ser obrigada a jogar às escondidas com um fantasma chamado pepeu como e tradição do dia 11 de Junho.
Mila decide investigar o caso e pensa que descobriu onde estava escondido o fantasma. Ela pensava que ele estava escondido no corpo do seu amigo Lucas. Mais tarde durante o jogo ela descobre que as suas suspeitas eram falsas e que o fantasma pepeu estava escondido dentro do corpo da pessoa que a ajudou a investigar o Lucas era o seu melhor amigo, David.
Ela assim que soube que era o pepeu fugiu dele e foi pedir desculpas ao Lucas por ter pensado que ele era o pepeu.
De repente Mila começa a sentir um cheiro a podre idêntico ao cheiro do pepeu, ela olhou para Lucas e os dentes estavam a cair-lhe.
Era ele o Pepeu!
Excerto que mais gostei:
“Foi então que comecei a sentir um cheiro esquisito. A podre. O mesmo cheiro a podre que senti na floresta. Fixei o meu olhar em Lucas. A sua face estava agora horrivelmente transfigurada. A sua boca expressava dor e tortura. Os olhos saltavam-lhe das órbitas. A pele das bochechas estava colada aos ossos. Abriu a grotesca boca para falar. O seu hálito podre bateu-me na cara.
-não e justo! -gritou. -eu queria mesmo apanhar-te!
Agarrou no meu braço.
-não! – gritei.
Pepeu!”

Frase que mais gostei:
“O pepeu quer um corpo para viver. Um corpo verdadeiro, de alguém vivo. Não quer ser um fantasma. Quer estar vivo. Por isso, todos os anos se agarra a um corpo jovem. Este ano será um de nós!”
Recomendo este livro porque:
Para quem gosta de histórias de terror esta é uma delas. Não e muito assustadora mas tem partes em que se teme o pior.

Trabalho Realizado por: Sandra Viegas
.............................................................................................................................

Autor: Daniel Marques Ferreira
Titulo: Primavera Interrompida
Editora: Edinter jovem
Edição: Setembro de 1998
Volume: 18
Resumo: Este livro aborda problemas com adolescentes como por exemplo: toxicodependência, sida, álcool. Sida é o problema, ou seja, doença de um jovem chamado Joka. Ele começa a tossir e acaba por ir parar ao hospital. Simão, um amigo que se ia despedir de Joka quis cancelar as suas férias assim que soube que ele se encontrava no hospital.
Na escola os amigos fazem comentários desnecessários na ausência dele.
Ele não quer saber porque sabe que vai recuperar.
Excerto que mais gostei:
- O meu filho está no hospital.
Entra a surpresa e o pânico ele perguntou:
- Porquê?
- Teve uma crise muito forte e o médico achou melhor que ele ficasse lá para uns exames. Foi tudo tão rápido! Há já alguns dias que ele nem sequer tossia.
-Mas… acha que é grave?
As mãos dela tremiam. Enquanto rodopiava o maço “lights” murmurou, como que a fugir á pergunta de Simão:
-Como posso condená-lo, se também não consigo largar esta droga?”
Frases que eu mais gostei:
1- “Não quero que chorem por mim…”
2-“ Soltar um papagaio não é apenas para os mais novos. É para todos os que forem capazes de o fazer voar”.
Recomendo este livro porque:
Relata problemas que são correntes no dia-a-dia ou seja acontecem nos dias de hoje. O livro é interessante mas não gostei muito, pois prefiro livros tipo em que inclui partes emocionantes.

Trabalho realizado por: Sandra Viegas

........................................................................................................................

Autor: António Garcia Barreto
Titulo: Amanha Regresso a casa
Colecção: Aventura de viver
Editora: Ambar
Resumo: Bernardo morava em Casal de Ventos, na casa da família mandada construir pelo seu bisavô Faustino, o Valdevinos. Ficava situada no sopé de uma serra que o vento visitava com a força de uma horda barbara, dobrando tudo a sua passagem.
Era um local isolado, de ma beleza rude e pura, com vizinhos tão “ jovens” como a sua avo Mariana.
Estar com os amigos só era possível durante o período aulas, em Vila Maior porque os transportes para a serra eram quase inexistentes.
Alem disso, Vila Maior só era grande no nome.
Ali nada acontecia, não acontecia nada que estimulasse a adrenalina. Logo, aos quatorze anos a vida era uma seca.
Mas bernardo tinha um sonho, ele desejava ir viver para a grande cidade de Lisboa!
Com muita dificuldade, conseguiu convencer os seus pais para ir viver para Lisboa ficando alojado na casa dos seus tios. E aos poucos Bernardo percebe que a vida na cidade e um caos. Arrependido volta para a sua cidade natal, Vila Maior.
Frase preferida: “Não acreditou nas minhas palavras e isso magoou-me.
Mas também não fez outro comentário nem mais perguntas. As palavras cansavam-na muito. O silêncio voltou a brindar-nos com a sua presença. Mas eu não gostei da pergunta nem do seu olhar, que parecia incriminar-me. Ou então era eu que via recriminações onde elas não existiam.
Fosse outra situação naquela casa e outro o modo de nos relacionarmos a pergunta ate podia fazer sentido. Mas, no império do silêncio, uma pergunta daquelas era como uma chicotada sem chicote. Senti que tinha de me defender de uma acusação não formulada, mas subentendida.”

Recomendo este livro: porque é engraçado, divertido, tem algumas partes cómicas.
E faz-nos valorizar o que temos, e não é porque alguém é feliz com muito, que nós somos infelizes com pouco ou temos que seguir o exemplo de outros para encontrar o bem-estar e a felicidade.



read more